Contexto e Objetivos do Laboratório

O meio ambiente e suas mudanças, bem como as relações mantidas pelas sociedades humanas com seus ambientes, determinam desigualdades de saúde e sua dinâmica em diversas escalas espaciais e temporais. Os sistemas espaciais resultantes da interação complexa desses determinantes devem ser entendidos de forma sistêmica e holística e, portanto, interdisciplinar e multi-escalar, incluindo a ecologia, epidemiologia, saúde humana e animal, geografia, geoprocessamento, ciências de modelagem de dados, etc. Assim, os objetivos do LMI Sentinela são: estruturar, fortalecer e sustentar uma abordagem integrada através da Geografia - Meio Ambiente - Clima - Saúde no Brasil, se apoiando na formação, pesquisa e políticas públicas; reforçando a visibilidade internacional das equipes brasileiras que irão trabalhar em parceria nesse projeto.

O que é um Laboratório Misto Internacional do IRD?

Os Laboratórios Mistos Internacionais são dispositivos que formalizam projetos de pesquisa, treinamento e inovação entre pesquisadores do IRD e seus parceiros do Sul. Um LMI é construído em torno de um tema científico focado e uma plataforma comum (ex.: instalações, plataformas analíticas, equipamentos, dispositivos de observação, meios de cálculo). As instituições parceiras do LMI estão dispostas a trabalhar em conjunto para construir uma massa crítica de competências complementares comprometidas com objetivos científicos convergentes. Um LMI visa tornar-se, a médio prazo, um centro de pesquisa de referência sobre os temas relevantes, reconhecidos a nível nacional e internacional.

Mais informações clique aqui.

Linha do tempo da criação do LMI-Sentinela

Projeto de Pesquisa

Diversos estudos científicos e de organismos internacionais mostram que as fronteiras representam obstáculos à vigilância epidemiológica e ao controle de doenças transmitidas por vetores. Assim o LMI Sentinela visa: desenvolver e implementar metodologias e ferramentas sustentáveis para a obtenção, representação e análise conjunta de dados, informações e conhecimentos transfronteiriços, comparáveis, espacializados, multidisciplinares e qualificados, relativos aos arbovírus transmitidos por mosquitos do gênero Aedes (Dengue, Zika, Chikungunya, Febre Amarela) e Malária, em contextos transfronteiriços.
As atividades de pesquisa serão estruturadas em três linhas principais:
1) co-especificação de sítios sentinela, a partir dos profissionais de saúde e dos usuários finais, usando abordagens de ciências humanas e sociais e modelagem participativa;
2) co-construção de sítios sentinela, que requer: definição de unidades espaciais e temporais de coleta, representação e análise / modelagem; integração e harmonização de dados dos sistemas nacionais de vigilância epidemiológica; a produção de informações ambientais e sócio- demográficas a partir de sensoriamento remoto; produção e coleta de dados entomológicos; qualificação dos dados; divulgação de dados e conhecimento;
3) a exploração dos sítios sentinelas, para estudos de análise de riscos, desenvolvimento de indicadores de risco e a assistência à tomada de decisões.

Projeto de Formação

O objetivo da LMI Sentinela é proporcionar aos alunos e profissionais de saúde uma base de conhecimentos dos conceitos, métodos e ferramentas disciplinares necessários para a implementação de abordagens interdisciplinares, de modo a abordar questões relacionadas ao impacto de fatores socioambientais e climáticos na saúde humana em um contexto de mudanças locais e globais.
A partir de: orientação de estudantes nos níveis de graduação, mestrado e doutorado; realização de cursos e seminários; elaboração e realização de treinamento e capacitação à distância para estudantes e profissionais de saúde.

Projeto Valorização e Transferência

O trabalho do LMI será valorizado através de: artigos em revistas científicas de referência; divulgação de dados, informação e conhecimento através de infraestruturas de dados; produção e divulgação de material didático. Assim, através de suas atividades de treinamento, especificações tecnológicas e desenvolvimento de protótipos, o LMI beneficiará a integração de profissionais e alunos e será uma fonte de inovações tecnológicas valiosas.

Resultados Esperados

Os resultados esperados do LMI são:
- a consolidação e a sustentabilidade de um centro de referência brasileiro sobre o tema Geografia - Meio Ambiente - Clima - Saúde, reconhecido nacional e internacionalmente pela pesquisa, capacidade de treinamento e apoio a elaboração de políticas saúde;
- produção científica e tecnológica aprimorada através da publicação científica e transferência de tecnologia para gestores e empresas locais;
- uso efetivo de dados e produtos do LMI pela comunidade científica, gestores da saúde e público em geral;
- criação de uma massa crítica de pessoas qualificada nas disciplinas científicas do LMI, capaz de realizar estudos interdisciplinares em um contexto internacional, para enfrentar os desafios de monitoramento, compreensão e luta contra doenças vetoriais, em um contexto de mudanças locais e globais.

Características Inovadoras

Uma das linhas de pesquisa do LMI, a apreciação das doenças transmitidas por vetores nas regiões transfronteiriças, através da abordagem interdisciplinar da Geografia-Ambiente-Clima-Saúde, do conceito de observatório e dos métodos avançados de processamento de informações, tornasse original e relevante do ponto de vista científico e social. Em 2017, este tipo de proposta de análise permitiu que um projeto, proposto por um dos proponentes do LMI, fosse selecionado por um programa de financiamento muito competitivo da Fundação Bill & Melinda Gates.